terça-feira, outubro 16, 2007

o íntimo do professor

A profissão escolhida é aquela que seu pai olhou torto quando você anunciou o nome curso que seguirá.

- Vou ser professor, pai.
- Mas será o benedito, moleque. Está ficando louco?

Podem bater o pé,quando a educação bate ali no coração, não tem quem tire ela de lá.
Nasci numa família de educadores. Meu avô professor de matemática ( que lástima saiu a neta), minha vó professora de português ( tá no sangue). Hoje meu avô é falecido e minha vó com 77 anos, ambos eternizados pelos seus queridos discentes.
Minhas fraldas foram trocadas em cima de carteiras, meus brinquedos eram giz, lousa e claro, livros. Meu pai seguiu meu avô, casou com uma professora e agora todo mundo mora numa escola!
Eu até tentei fugir disso, cheguei a acreditar que não suportaria pó de giz e crianças pentelhas e é claro que o feitiço caiu contra a feiticeira. Cá estou, professora de crianças e adultos, completamente orgulhosa.
O coração do professor é quase igual ao de mãe. A diferença está no número de filhos e no amor que nos deixa fazer muitas vezes o papel de pais.
O professor abdica dos finais de semana para corrigir lições, abre mão de horas para preparar atividades e delira ao pensar no aproveitamento dos alunos.
O professor é chato, se irrita, tem vontade de amarrar os alunos na cadeira e brincar de Osama, mas perde noites de sono pensando nos seus estudantes. E vive a vida dos seus pequenos, chora suas lágrimas e sofre a sua dor, pensa em soluções, quer abraçar o mundo. Não consegue! E a frustração do professor começa quando o limite da sala impõe barreiras e não há mais nada a fazer.
O professor se encanta com um beijo; um abraço;com risadas; com desenhos nomeados a ele, com bombons, maçãs, recortes, nuvens... Com uma novidade a contar, vitórias a declarar. A gratificação de ver um aprendizado, uma mudança, uma opinião.
O íntimo do professor não pode ser compreendido por aquele que não o faz. É movimentado de emoções, é pulsação.
Devemos essa pouca força que a locomotiva da educação brasileira ainda possui, a esses grandes apaixonados, porque amor é necessário, e não é pouco.

Um comentário:

Priscila Ferreira disse...

Espero que no final das contas, no pesar da balança valha a pena tudo!!
Bom saber que não se está só nessa paixão abobalhada...rs

bj